Você sabia?

Pergunta de fã: Os atores do Esquadrão “Águias de Fogo” eram dublados por outros atores?

Resposta: Sim, todos os 4 atores (Dirceu Conte, Ary Fernandes, Roberto Bolant e Edson Pereira) eram dublados. Inclusive o 5º personagem, Tenente Celso vivido pelo ator Ricardo Nóvoa que participou de 4 episódios.

Explico: Antigamente, ao contrário do que ocorre hoje em dia, o som não era direto e havia necessidade da dublagem ou pelo próprio ator ou por terceiros. Da mesma forma como ocorreu com a primeira série do cineasta Ary Fernandes ‘O Vigilante Rodoviário’, na qual o personagem do Vigilante Carlos foi dublado em todos os 38 episódios da série por um outro ator, aconteceu o mesmo com a série do Águias de Fogo.

Motivo é simples: Não havia tempo hábil para que nenhum deles se dublasse devido o ritmo intenso das filmagens. Inclusive o próprio Ary Fernandes, no longa metragem “Águias em Patrulha”, após a vinheta de abertura com os créditos, onde ele aparece dando introdução ao filme, observa-se nitidamente que o personagem tem a voz diferente da voz dublada para série. Observe nos vídeos:

Trecho do episódio: ‘O Agente’

Introdução ao longa-metragem: ‘Águias em Patrulha’