Na imprensa: Ford Maverick, um esportivo que marcou época e não perdeu o carisma

Ford Maverick

O Ford Maverick é um daqueles raros modelos que se tornaram clássicos e, apesar da vida curta de apenas 7 anos no Brasil, continua a ser cultuado por inúmeros fãs tanto pelo design arrojado como pelo seu carisma. Por isso, merece ser relembrado.

Lançado nos EUA em 1969 com motor dianteiro e tração traseira, o coupe de estilo invocado e equipado chegou ao Brasil em 1973 e se tornou uma lenda, num mercado carente de modelos esportivos.

Escolhido para completar a linha da Ford no Brasil, ocupando o lugar entre o compacto Corcel e o topo de linha Galaxie, o modelo inicialmente foi equipado com motor 3.0 de seis cilindros e 112 cv.

Já no ano de estreia, o Maverick mostrou sua força no ‘Raid da Integração Nacional’, que rodou 17.000 km em apenas 24 dias, do Chuí até Brasília. O objetivo do projeto era interligar todas as capitais da época, percorrendo centenas de cidades do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. Hoje é difícil imaginar as dificuldades enfrentadas no caminho, principalmente nas estradas de terra de regiões como o Pantanal e a Floresta Amazônica.

Mais tarde, o Maverick ganhou a versão GT com motor V8 5.0 de 197 cv, reforçando a sua imagem esportiva. Essa característica fez com que o carro se destacasse também no cinema, como no filme nacional ‘O Vigilante Rodoviário’, de 1978.

“O Maverick foi utilizado no longa-metragem de 1978. Os carros dos bandidos eram um V8, que posteriormente foi de uso meu, e um Dodge Dart duas portas (cupê). Neste filme o carro viatura do Vigilante era um Dodge Dart sedã quatro portas”, informa o filho de Ary Fernandes (in memoriam) Fernando Fernandes.

Com a crise do petróleo, a economia de combustível virou prioridade em relação à potência e a linha introduziu o motor 2.3 com comando de válvulas no cabeçote e 99 cv. Por sua robustez e aerodinâmica, o Maverick também foi muito usado em competições esportivas com preparação especial. Até o fim da sua produção no país, em 1979, a linha vendeu 108.106 unidades e continua a despertar emoções nos apreciadores de grandes carros.

Matéria veiculada em:
PlanetCarsZ

Revista News

Tribuna do Norte – Natal